Governo de São Paulo Logo

Central de atendimento (13) 3797-8777

Fale conosco - SAU (13) 3797- 8777

SUS Logo

Muita ATENÇÃO para esta situação, pois se trata de um GOLPE!

.

Tire suas dúvidas sobre atendimento e internação

Entenda a importância da medicação e tempo de internação.

Clique aqui

Conheça nosso projeto terapêutico

Tratamento individualizado e humanizado.

Assista ao vídeo com orientações aos familiares

Conheça as normas para visitas

Orientações aos familiares

O PAI Baixada Santista tem por objetivo proporcionar um tratamento humanizado e especializado em Saúde mental e tem a finalidade de suprir a necessidade de um serviço de internação breve a indivíduos portadores de transtornos mentais severos e persistentes em quadro agudo (crise), tais como:

 

O acesso ao PAI Baixada Santista é feito exclusivamente por meio da Central de Regulação do Departamento Regional de Saúde de Santos (DRS) IV, que utiliza como instrumento de solicitação uma ficha padronizada pela Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo (SES/SP). O PAI Baixada Santista atende a população dos nove municípios da região: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, São Vicente, Praia Grande, Cubatão, Santos, Guarujá e Bertioga.

 

Internação

No momento da internação, o paciente deve estar acompanhado por um responsável, portando seu documento de identidade e também do paciente, que devem ser apresentados na recepção da unidade.

Os documentos necessários são:

 

No ato da internação, os familiares devem trazer as roupas, incluindo peças íntimas, chinelo e produtos de higiene pessoal do paciente, não sendo necessário trazer toalha de banho. A orientação é que os familiares separem, no máximo, duas trocas de roupas completas, pois a unidade não tem espaço reservado para a guarda de pertences dos pacientes. Essas roupas devem ser retiradas pela família a cada visita, para higienização, e devidamente substituídas por roupas limpas.

 

Entrada de objetos
Não será permitida a entrada na unidade de internação de pertences pessoais, tais como aparelhos eletrônicos, celulares, relógios, bolsas, sacolas, cigarros, isqueiros, cadarços de sapatos e de vestimentas, objetos cortantes, medicamentos, revistas, livros, joias e bijuterias, entre outros.

A unidade conta com armários guarda-volumes para que os familiares possam efetuar a guarda de seus pertences durante as visitas.

 

Assista abaixo ao vídeo com todas as orientações e normas de internação no PAI Baixada Santista

 

Este vídeo é uma produção do PAI Baixada Santista. Direitos reservados.

Formulário de avaliação e sugestões
Ao final do período de internação, o PAI Baixada Santista solicita que os pacientes e familiares preencham um formulário de avaliação e sugestões. Este documento está disponível no Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU),  para que a equipe possa identificar possibilidades de melhorias na prestação dos serviços em Saúde mental.

 

Refeições
As refeições dos pacientes são servidas no refeitório dentro da Ala Assistencial. O Serviço de Nutrição segue todas as prescrições médicas, portanto, alimentos que não pertençam à dieta dos pacientes não devem ser oferecidos sem autorização do médico e da nutricionista.

As refeições são servidas nos seguintes horários:

Desjejum: 7h30min;
Lanche: 10h30min;
Almoço: 12 horas;
Lanche da tarde: 15 horas;
Jantar: 18 horas;
Ceia: 21 horas.

 

 

Visitantes

 

 

Alta hospitalar

 

A alta hospitalar ocorre nas seguintes situações: