Governo de São Paulo Logo

Central de atendimento (11) 4143-8600

Fale conosco - SAU (11) 4143-8693

SUS Logo

Muita ATENÇÃO para esta situação, pois trata-se de um GOLPE!

.

Você conhece o Serviço de Atendimento ao Usuário – SAU?

Este é o canal para que você registre seus elogios, sugestões, dúvidas e críticas.

Visitantes

Saibam e sigam as normas internas para visitantes, assim, garantiremos a segurança do paciente.

Pronto-socorro referenciado

O PS do HGI é dedicado ao atendimento de pacientes graves, trazidos dos municípios que compõem a Rota dos Bandeirantes, de acordo com o SUS

Bem-estar

Tristeza ou Depressão


Tristeza ou Depressão

 

Você está triste? Acredita ser depressão? Pois saiba que existem diferenças a serem percebidas para entender os sintomas presentes em um quadro depressivo.

A depressão apresenta sensação de tristeza, e ainda vai, além disso, pois afeta diretamente o humor, os pensamentos, o comportamento e a saúde de modo geral.

 

A tristeza é um sentimento que acontece como reação normal diante de perdas e problemas, costuma ser passageira, ligada ao momento de desânimo ou frustração diante de algo ou alguém, faz para da vida humana.

 

A depressão é uma doença multifatorial que, de acordo com a Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10, pode ser considerada leve, moderada ou grave. O paciente pode apresentar alteração de humor, diminuição de atividade, perda de interesse e prazer, diminuição de apetite, diminuição da capacidade de concentração, fadiga, problemas do sono, diminuição da autoestima e autoconfiança, sentimento de culpa e inutilidade entre outros sintomas.

 

Segundo o IBGE (2014), a depressão no Brasil atinge:

 

dados depressão

 

O tratamento para a depressão é medicamentoso, atualmente os antidepressivos são vastos devendo ser prescritos por médicos especialistas para adequação da melhor indicação, de acordo com a evolução do quadro apresentado pelo paciente. A psicoterapia ajuda e contribui para a evolução do tratamento, facilita a reestruturação psicológica, amplia a consciência através do processo vivido no curso da doença, minimizando os conflitos e facilitando o autoconhecimento.

 

Apesar de tantas especificações, ressalto que nem tudo é depressão, o diagnóstico preciso é fundamental para a assertividade e eficácia do tratamento.

 

 


Referência Bibliográfica:

DSM – IV. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. Porto Alegre: Artes Médicas; 1994.

CID – 10 Classificação Internacional das doenças e problemas relacionados à saúde. São Paulo: EDUSP; 2008.

IBGE – Indicadores Estatísticos. (2014). Disponível no World Wide Web: HTTP://www.ibge.gov.br Acessado em 08/03/2016.