Governo de São Paulo Logo

Central de atendimento (11) 4185 7600

Fale conosco - SAU (11) 4185 7693

SUS Logo

Muita ATENÇÃO para esta situação, pois trata-se de um GOLPE!

.

Visitantes

Saiba quais são as normas para que visita um paciente no HGC

Você conhece o SAU?

Este é o canal para que você registre suas dúvidas, críticas e sugestões

Pronto-socorro referenciado

O PS do HGC é dedicado ao atendimento de pacientes com estados de saúde mais graves, conforme determina o SUS

Quem Somos

Os Hospitais Gerais do Governo do Estado de São Paulo se destinam a atender pacientes que necessitam de consultas com especialistas, exames complementares e internações hospitalares, ou ainda realizar procedimentos e intervenções, bem como tratamentos a casos crônicos e agudos de doenças. Por definição, são referências para as cidades em que estão instalados e a municípios do entorno.

 

De acordo com o Sistema Único de Saúde (SUS), os Hospitais Gerais estão em nível de atenção secundário de atendimento dentro da classificação de serviços públicos de Saúde, ou seja: disponibilizam atendimentos em diversas especialidades médicas, como Clínica médica, Cirurgia geral, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Oftalmologia e Psiquiatria, entre outras, além dos serviços de urgência e emergência, ambulatório eletivo para referências e assistência a pacientes internados. Fonte: Portal do Governo do Estado de São Paulo.

 

Foto do Hospital

Histórico

O Hospital Geral de Carapicuíba (HGC) Dr. Francisco de Moura Coutinho Filho foi inaugurado em 1998, pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES/SP) e é totalmente dedicado ao atendimento a usuários dos serviços públicos de Saúde da Rota dos Bandeirantes: Barueri, Carapicuíba, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus e Santana do Parnaíba, via Sistema Único de Saúde (SUS).

Das cidades referenciadas 78% dos pacientes são do município de Carapicuíba que tem sua população estimada em 390.073 habitantes (IBGE 2014).

O HGC é um Hospital Geral de média complexidade e conta com 241 leitos, sendo 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de adultos, 13 leitos de UTI Neonatológica e 6 de UTI Pediátrica. Conta com Pronto-socorro referenciado, Maternidade de alto risco, Serviço de Hemodiálise e Ambulatório de Especialidades Médicas.

A Residência Médica é destinada a área educacional com 48 médicos residentes, 77 alunos em regime de internato e 44 estagiários (Enfermagem, Psicologia, Fisioterapia, Nutrição, Terapia ocupacional, Radiologia). Desde 2010, o HGC é um hospital-escola.