Central de atendimento (11) 4523-4060

Fale conosco - SAU (11) 4523-4060 - ramal 4005

SUS Logo

Muita ATENÇÃO para esta situação, pois trata-se de um GOLPE!

.

Fisioterapia

Saiba quais são as indicações para cada paciente

Hospital-dia

Conheça as cirurgias que são realizadas no AME Jundiaí

Não esqueça os documentos

Veja quais são os documentos necessários para ser atendido

Equipe multiprofissional

O AME Jundiaí mantém uma equipe multiprofissional capacitada e atuante em cinco diferentes áreas: Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição e Psicologia. Conheça mais sobre o atendimento em cada uma dessas áreas.

Enfermagem

A assistência de Enfermagem do AME Jundiaí visa a prevenção, o controle e a recuperação da saúde do paciente ambulatorial. Está presente em todas as atividades assistenciais, como na realização e auxílio de exames, avaliações pré-cirúrgicas, realização de curativos e assistência pré, intra e pós-operatória, além de consultas de Enfermagem por meio da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). É também responsável pelo serviço de Educação Continuada no Ambulatório, promovendo treinamentos e reciclagens periódicas com todos os colaboradores. Atendimento: pacientes em atendimento no AME Jundiaí e de todas as faixas etárias.

Fisioterapia

A Fisioterapia é a ciência que previne, trata, cura e reabilita todos os distúrbios do movimento e função humana, sejam eles provocados por doenças ortopédicas, reumáticas, neurológicas, musculares, cardíacas e pulmonares, entre tantas outras que causam incapacidades, diminuindo a qualidade de vida e dependência funcional humana. A Fisioterapia utiliza de recursos físicos e de exercícios baseados em evidências para atingir os melhores resultados, podendo ser por meio de atendimento individualizado ou em grupo, dependendo da complexidade da disfunção e do perfil do paciente. A atenção fisioterapêutica propicia o desenvolvimento de ações preventivas primárias, secundárias e terciárias, sendo parte da equipe transdisciplinar da reabilitação.

Indicações de Fisioterapia por paciente

Pacientes ortopédicos; Pacientes neurológicos; Fisioterapia ortopédica individual e/ou em grupo; Fisioterapia neurológica individual e/ou em grupo; Pacientes com riscos à saúde (Hipertensão Arterial Sistêmica, Diabetes, Obesidade, Sedentarismo, etc.). Atendimento: pacientes em atendimento no AME Jundiaí e a partir de 16 anos.

Fonoaudiologia

É responsável pela promoção da saúde, prevenção, avaliação e diagnóstico, orientação, terapia (habilitação e reabilitação) e aperfeiçoamento dos aspectos fonoaudiológicos. Atendimento: pacientes em tratamento no AME Jundaí, agendados pelo município, com encaminhamento feito por médico, dentista, fonoaudiólogo, psicólogo e enfermeiro. A faixa etária depende do perfil do atendimento.

Procedimentos realizados no AME Jundiaí

  • Avaliações audiológicas: a partir de 1 ano;
  • Testes de Processamento Auditivo Central (PAC): a partir de 8 anos;
  • Avaliações clínicas: a partir de 01 ano;
  • Avaliações audiológicas (audiometria vocal, audiometria tonal e imitanciometria) qual idade?.

O AME Jundiaí não realiza audiometria condicionada.

 

Procedimentos apenas para pacientes em atendimento no AME Jundiaí.

  • Treinamento do Processamento Auditivo Central a partir de 8 anos e apenas em pacientes que realizaram o PAC na unidade;
  • Fonoterapia a partir de 1 ano e apenas em pacientes que realizaram a Avaliação Clínica na unidade.

• Avaliações e fonoterapia clínica (infantil e adulto) - afasia, gagueira, disfagia, disartria, distúrbios de linguagem, distúrbio articulatório, distúrbio de leitura e escrita, distúrbios de voz (rouquidão) e de motricidade oral (dificuldades na pronúncia das palavras e de postura da língua e dos lábios).

Nutrição

Atende pacientes com a faixa etária mínima de 10 anos.

O serviço de Nutrição planeja, desenvolve e avalia os programas de orientação dietoterápica e educação alimentar dos pacientes, de forma individualizada, levando-o à prática de hábitos alimentares saudáveis e à mudança de estilo de vida, promovendo, recuperando e mantendo a saúde e a qualidade de vida.

Atendimento: pacientes em tratamento na unidade, agendados pelo município, com encaminhamento médico e a partir de 10 anos.

 

Indicações Nutrição:

  • Perda de peso;
  • Avaliação, orientação e prescrição de dietas para gestantes;
  • Avaliação, orientação e prescrição de dietas para pacientes com doenças crônico-degenerativas, como diabetes dislipidemia, HAS, renais crônicos, DPOC;
  • Avaliação, orientação e prescrição de dietas para pacientes com alterações digestivas.

 

Psicologia

O objetivo principal da Psicologia nos AMEs é realizar o processo diagnóstico para posteriormente efetuar a alta, pois não há acompanhamento terapêutico.
Não é indicado encaminhar pacientes que já estão em tratamento com a Psiquiatria e/ou Psicologia, pacientes com diagnóstico de doenças degenerativas e/ou com deficiência intelectual, pois a proposta diagnóstica já foi feita em outro serviço.

Indicações Psicologia:
• Quadros de obesidade, diabetes, hipertensão, fibromialgia, psoríase (L40) e ansiedade generalizada (F41-1);
• Problemas comportamentais leves em crianças e adolescentes (F91);
• Transtornos psicológicos de episódios depressivos (F32);
• Problemas relacionados com uma gravidez não desejada (Z64);
• Transtorno de somatização (F 450);
• Episódio depressivo leve (F 320);
• Episódio depressivo moderado (F 321);
• Distúrbio de conduta restrito ao contexto familiar (F 910);
• Transtorno de pânico (F 410).