Central de atendimento (13) 3278-7700

Fale conosco - SAU (13) 3278-7758

SUS Logo

Muita ATENÇÃO para esta situação, pois se trata de um GOLPE!

.

Você conhece o SAU?

Este é o canal para que você registre suas dúvidas, críticas e sugestões.

Atenção

Ajude-nos a reduzir as filas de espera. Compareça às consultas

Não esqueça os documentos

Veja quais são os documentos necessários para ser atendido

Equipe multiprofissional

O AME Santos mantém uma equipe multiprofissional capacitada e atuante em cinco diferentes áreas: Enfermagem, Fonoaudiologia, Nutrição e Psicologia.

Enfermagem

A assistência de Enfermagem do AME visa a prevenção, o controle e a recuperação da saúde do paciente ambulatorial. Está presente em todas as atividades assistenciais, como na realização e auxílio de exames, avaliações pré-cirúrgicas, realização de curativos e assistência pré, intra e pós-operatória, além de consultas de Enfermagem por meio da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), que verificam o estado de saúde dos pacientes.

É também responsável pelo serviço de Educação Continuada no Ambulatório, promovendo treinamentos e reciclagens periódicas com todos os colaboradores.

Atendimento: pacientes em atendimento de todas as faixas etárias.

Fonoaudiologia

É responsável pela promoção da saúde, prevenção, avaliação e diagnóstico, orientação, terapia (habilitação e reabilitação) e aperfeiçoamento dos aspectos fonoaudiológicos.

Atendimento: pacientes em tratamento agendados pelo município, com encaminhamento feito por médico, dentista, fonoaudiólogo, psicólogo e enfermeiro. A faixa etária depende do perfil do atendimento.

Nutrição

Atende pacientes com a faixa etária mínima de 10 anos.

O serviço de Nutrição planeja, desenvolve e avalia os programas de orientação dietoterápica e educação alimentar dos pacientes, de forma individualizada, levando-o à prática de hábitos alimentares saudáveis e à mudança de estilo de vida, promovendo, recuperando e mantendo a saúde e a qualidade de vida.

Atendimento: pacientes em tratamento na unidade, agendados pelo município, com encaminhamento médico e a partir de 10 anos.

Indicações Nutrição:

  • Perda de peso;
  • Avaliação, orientação e prescrição de dietas para gestantes;
  • Avaliação, orientação e prescrição de dietas para pacientes com doenças crônico-degenerativas, como diabetes dislipidemia, HAS, renais crônicos, DPOC;
  • Avaliação, orientação e prescrição de dietas para pacientes com alterações digestivas.

Psicologia

O objetivo principal da Psicologia no AME é realizar o processo diagnóstico para posteriormente efetuar a alta do paciente. O AME não oferece o acompanhamento terapêutico. Para os transtornos mais graves, serão atendidos apenas com o intuito de avaliação e o paciente retorna à UBS para o tratamento mais adequado.

Pacientes que já estão em tratamento com a Psiquiatria e/ou Psicologia, pacientes com diagnóstico de doenças degenerativas e/ou com deficiência intelectual não realizam tratamento na unidade.

Para os casos de solicitação de avaliação de Transtorno e Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e/ou prejuízo cognitivo, os pacientes encaminhados devem estar em condições de testagem (não é possível realizar o teste com pacientes que apresentam uma desorientação muito acentuada, nem com algum tipo de deficiência que não possibilite a comunicação, como os deficientes auditivos).

Atendimento: pacientes em tratamento na unidade e a partir de 6 anos.

Indicações da Psicologia:

  • Quadros de obesidade, diabetes, hipertensão, fibromialgia, psoríase (L40) e ansiedade generalizada (F41-1);
  • Diagnóstico de distúrbio de atividade e da atenção (TDAH- F90) e prejuízos cognitivos, por meio da realização dos testes psicológicos WISC III e WAIS III;
  • Problemas comportamentais leves em crianças e adolescentes (F91);
  • Transtornos psicológicos de episódios depressivos (F32);
  • Problemas relacionados à gravidez não desejada (Z64);
  • Transtorno de somatização (F450);
  • Episódio depressivo leve (F320);
  • Episódio depressivo moderado (F321);
  • Distúrbio de conduta restrito ao contexto familiar (F910);
  • Transtorno de pânico (F410)