Central de atendimento (11) 4083-8600

Fale conosco - SAU (11) 4083-8683

SUS Logo

Muita ATENÇÃO para esta situação, pois trata-se de um GOLPE!

.

Pequenos procedimentos

Conheça as cirurgias que são realizadas no AME Carapicuíba

Você conhece o SAU?

Este é o canal para que você registre suas dúvidas, críticas e sugestões

Não esqueça os documentos

Veja quais são os documentos necessários para ser atendido

Equipe multiprofissional

O AME Carapicuíba mantém uma equipe multiprofissional capacitada e atuante em cinco diferentes áreas: Enfermagem, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia e Serviço Social.

Enfermagem

Os serviços de Enfermagem compreendem todas as atividades assistenciais para a prevenção, controle e recuperação da saúde dos pacientes, proporcionando acesso a todos os serviços oferecidos no Ambulatório, com resolutividade nos tratamentos, consultas especializadas e exames-diagnósticos. Esta equipe está presente na realização e no auxílio para exames, avaliações pré-cirúrgicas, realização de curativos e assistência pré, intra e pós-operatória.

Objetivos

  • Desenvolver de maneira apropriada a metodologia da assistência, coletando dados significativos para a Assistência de Enfermagem;
  • Discutir e propor soluções para os problemas identificados;
  • Descrever e implementar procedimentos básicos para o atendimento dos problemas identificados;
  • Atingir níveis de excelência para o atendimento humanizado.

Atendimento: pacientes em atendimento no AME Carapicuíba e de todas as faixas etárias.

Fisioterapia

A Fisioterapia é a ciência que previne, trata, cura e reabilita todos os distúrbios do movimento e função humana, sejam eles provocados por doenças ortopédicas, reumáticas, neurológicas, musculares, cardíacas e pulmonares, entre tantas outras que causam incapacidades, diminuindo a qualidade de vida e dependência funcional humana. A Fisioterapia utiliza de recursos físicos e de exercícios baseados em evidências para atingir os melhores resultados, podendo ser por meio de atendimento individualizado ou em grupo, dependendo da complexidade da disfunção e do perfil do paciente. A atenção fisioterapêutica propicia o desenvolvimento de ações preventivas primárias, secundárias e terciárias, sendo parte da equipe transdisciplinar da reabilitação.

 

Indicações de Fisioterapia por paciente:

  • Pacientes ortopédicos e reumáticos;
  • Pacientes com distúrbios uroginecológicos, saúde do homem e mulher;

Atendimento: pacientes em tratamento na unidade e a partir de 3 anos.

Terapia Ocupacional

O serviço de Terapia Ocupacional atua apoiando o desenvolvimento de pacientes que apresentam dificuldades na realização de atividades da vida diária devido a alterações físicas (casos de Ortopedia e Neurologia), de memória, saúde mental e deficiência intelectual. Também tem por finalidade orientar os familiares/cuidadores sobre a rotina dos pacientes.
Atendimento: pacientes em tratamento na unidade e todas as faixas etárias.

Fonoaudiologia

É responsável pela promoção da saúde, prevenção, avaliação e diagnóstico, orientação, terapia (habilitação e reabilitação) e aperfeiçoamento dos aspectos fonoaudiológicos. A avaliação audiológica deve ser realizada em pacientes com suspeita de perda auditiva, com queixa de vertigem e/ou zumbido, expostos a ruídos de alta intensidade ou outros traumas e em crianças com risco para deficiências auditivas.

Atendimento: pacientes em tratamento na unidade e a partir de 4 anos.
Audiometria Tonal Limiar
Este exame avalia de forma subjetiva os limiares auditivos, ou seja, a capacidade de ouvir da pessoa. Depende da resposta e cooperação do paciente, que deve informar ao examinador se está ou não ouvindo os sons. A apresentação dos sons é feita por meio de fones de ouvido e vibradores sonoros. Quando detecta qualquer anormalidade auditiva permite medir o seu grau e tipo de alteração.

Audiometria Vocal
São apresentadas inicialmente palavras tri e polissilábicas e, posteriormente, mono e dissilábicas (se necessário) ao paciente que deve repeti-las. Na audiometria vocal são avaliadas: a discriminação auditiva (capacidade de entender os sons apresentados) e os limiares de discriminação e inteligibilidade.

Imitanciometria (Impedanciometria)
Neste exame uma pequena sonda é posicionada na entrada do conduto auditivo externo do paciente. Dois tipos de testes são realizados:

           1- Timpanometria: avalia a complacência da orelha média, ou seja, a            condutância sonora das estruturas das orelhas externa e média e também permite inferir sobre o funcionamento da tuba auditiva;

           2- Reflexo Estapédio: avalia a integridade do arco reflexo estapediano e, por consequência, de forma indireta, as estruturas das orelhas média e interna, nervo auditivo e tronco cerebral.

 O AME Carapicuíba não realiza audiometria condicionada.

Nutrição

O serviço de Nutrição planeja, desenvolve e avalia os programas de orientação dietoterápica e educação alimentar dos pacientes, de forma individualizada para incentivar hábitos alimentares saudáveis e a mudança de estilo de vida, promovendo, recuperando e mantendo a saúde e a qualidade de vida.

Atendimento: pacientes em tratamento na unidade, com encaminhamento médico e todas as faixas etárias.   

Indicações para o serviço de Nutrição:

  • Perda de peso;
  • Avaliação, orientação e prescrição de dietas para gestantes;
  • Avaliação, orientação e prescrição de dietas para pacientes com doenças crônico-degenerativas, como diabetes dislipidemia, HAS e doenças renais crônicos, entre outras;
  • Avaliação, orientação e prescrição de dietas para pacientes com alterações digestivas.

Psicologia

O serviço de Psicologia atende aos quadros de doenças crônicas, obesidade, diabetes, fibromialgia, transtornos psicológicos de episódios dDepressivos (F32), depressão grave (F32.2), ansiedade generalizada (F41.1), hiperatividade com déficit de atenção e ansiedade em crianças.

Atendimento: pacientes em tratamento na unidade, com encaminhamento médico de  todas as faixas etárias.   

Serviço Social

O Serviço Social realiza atendimentos aos pacientes e acompanhantes com o objetivo de sanar possíveis dúvidas, incluindo-os de forma humanizada para viabilizar de maneira eficaz a resolutividade de seus casos, com o referenciamento e contrarreferenciamento para os demais serviços de Saúde Pública.